terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Élfico - Dicionário e Tradutor

Hillo \o\
gifzinho hipnotizante o.o
   Hoje farei um post sobre uma ramificação de um assunto sobre o qual nunca achei que falaria: O Senhor dos Anéis. Sim, eu nunca achei que faria um post sobre o tão aclamado The Lord of The Rings porque nunca vi os filmes e sinceramente nem pretendo ver (nerds, não me matem). Não negando a excelência da série, eu durmo toda vez que tento assistir o primeiro filme. Algumas relações não nasceram pra acontecer, temos que aceitar e seguir em frente.
   Mas agora, o tema do post: línguas élficas. Acho que é de conhecimento geral que normalmente, quando um romance épico possui uma ou várias línguas que divergem da do personagem principal (explico essa frase: os hobbit's provavelmente não falam inglês, mas como seu dialeto é o principal ele não precisa de uma tradução no contexto da história) alguma pessoinha inteligente é contratada para criar no minimo um grosso do dialeto em questão. No caso de LoR, o proprio Tolkien criou os dialetos, sendo eles o Quenya e o Sindarin. Foi baseado nestas línguas que Tolkien começou a desenvolver o seu mundo. Para ele, primeiro vinha a palavra, depois a história. A composição para ele não era um passatempo (como foi 'acusado' na época), mas um trabalho filológico. Ele criou um mundo onde suas línguas pudessem ser faladas, e lendas para rodeá-las.¹ Disse ele:

"O Volapuque, Esperanto, o Ido, o Novial, são línguas mortas, mais mortas do que antigas línguas sem uso, porque seus inventores jamais criaram lendas para acompanhá-las."

~Lendo a história dele aqui, até repensando o início do post, talvez um dia esse relacionamento dê certo (em nome do autor)~

   Enfim, resolvi escrever esse post porque ontem o adm Jon estava escolhendo seu nick em um RPG e me disse várias palavras em élfico para que eu o ajudasse a escolher, e todas elas significavam Mago + alguma coisa legal. Partindo disso, eu lhe disse "Coloque Implacável." e ele me disse que colocaria se eu encontrasse a dita cuja palavra em élfico. Me envergonho em informar que não encontrei a palavra, mesmo procurando muito por um bom tempo, e justamente por isso estou fazendo esse post. Sabem, deveria ser mais fácil aprender élfico, o mundo seria um lugar melhor se tivesse élfico no google translate. Outdoors deveriam ser escritos em élfico. Entrei em vários fóruns, passei por enciclopédias de LoR, vários sites, uns 3 que passam seu nome pras línguas de LoR pelos caracteres, abri várias imagens de alfabetos e vi pessoas traduzindo as palavras à partir de sua etimologia na nossa língua. Foi um inferno. Hoje não tive coragem de procurar de novo, mas acho que eu sempre terei rancor de não ter encontrado a palavra implacável (ficaria realmente foda, todos sabem) e procurarei mais por ela. Depois de tanta lenga lenga, meu real propósito é lhes deixar os links que achei, mesmo que não possuam a única palavra que eu queria, para você nerd que quer que seu nome em um jogo nerd seja ainda mais nerd do que o normal.



http://www.elfico.com.br/  - esse site tem muitas informações e foi nele que encontrei os dicionários (todos em inglês) que me deram um sinônimo longíquo de relentless, quem vem a ser implacável em inglês (o sinônimo foi Bitter, que é literalmente Amargo).

http://www.jrrvf.com/hisweloke/sindar/online/english.html - esse é o link direto para os dicionários encontrados no site acima, especialmente pra você, nerd preguiçoso.

http://pt.glosbe.com/pt/qya/ - esse é um extremamente útil que normalmente eu ficaria tremendamente feliz em encontrar, mas por não ter implacável, meu estado de espiríto o catalogou em "porcaria inútil". Mas sim, fique feliz, é um tradutor de portguês para Quenya.

http://www.chriswetherell.com/elf/ - esse é pra você nerdinho geração Sou Nerd Porque Vejo TBBT que quer saber seu nome em élfico só pelos caracteres pra parecer mais nerd do que realmente é em um jogo online; ou seja, poderia estar ''pão com jiló em calda'' que você ficaria feliz porque ninguem saberia ler seu nome nerd-menos-nerd. Site que passa seu nome pro élfico.

http://ochaledomago.blogspot.com.br/2013/06/frases-de-amor-em-elfico-quenya.html - esse é pra você, caro nerd que namora ou caro nerd que ama uma nerd ou caro simples carinha que quer impressionar uma menina muito possívelmente da forma errada. Frases de amor em élfico.

http://forum.myt.com.br/index.php?topic=1680.0 - e esse último, o site em que o Jon estava olhando, com várias palavras e tal.

   Eu lhes daria o link dos fóruns em que estive, mas tenho preguiça de procurá-los no histórico, então são os do site http://www.valinor.com.br/, no caso, http://forum.valinor.com.br/ . Infelizmente seus comentários costumam datar entre 2002 e 2006, por isso todos os links que encontrei por lá estão quebrados.
   Existe um site que pra mim é tipo coisa de Deep Web, todos falam e eu não consigo entrar nele, a maioria dos blogs e forúns em que o vi citados até são antigos, mas um era apenas de uns dois ou três anos atrás, e mesmo assim não consigo abri-lo. Seu nome é Ardalambion, e disseram todos que é o melhor curso de Quenya. Pena.



Se essa imagem está com os caracteres corretos? Não faço ideia.

      O título do post, excepcionalmente dessa vez, foi escolhido por mim. Primeiro porque eu quero que seja encontrado fácil por meio de sites de busca (diferente do que aconteceu comigo, que pesquisa nenhuma rendia) e segundo porque os outros adm's já devem estar ferrados no sono.









Essa? Menos ideia ainda

    Agora uma última coisa pra fechar o post: na série da Herança (Eragon, Eldest, Brising e Herança) também há uma língua élfica, que na verdade é a língua antiga ou língua original, que consiste no verdadeiro nome das coisas. Nomes são forças poderosas, e quando você sabe o verdadeiro nome de algo, você tem o poder sobre aquilo. Sim, Eragon é meio que uma mistura louca de Game Of Thrones (tem até uma Arya neles!), O Senhor dos Aneis e A História do Matador do Rei.

     Aqui na palavra Aqui, em qualquer uma dessas palavras Aqui (são o mesmo link que Aqui) você encontra as frases que estão na língua antiga citadas no livro. Atra guliä un ilian tauthr ono un atra ono waíse sköliro fra rauthr.











¹ - Wikipédia.

    P.S.: Por favor, eu imploro, se um de vocês, leitores nerd's, souber como é a palavra Implacável em élfico, deixe nos comentários, ganhará minha gratidão eterna.
    P.S.² : Contemplem aqui o video d'O Mago (COM SEUS PODEREEEEEEE, INCRÍVEIS PODEREEEEEEES).


Mîl ui
~Gio

19 comentários :

  1. Respostas
    1. Olha senhor dos anéis não é dos neds,eles são estudiosos demais para ver um filme assim descoladão.Senhor dos aneis é legal principalmente por causa do legolas

      Excluir
    2. Respondendo a quem disse "Olha senhor dos anéis não é dos neds,eles são estudiosos demais para ver um filme assim descoladão" acho que estás a confundir nerd com geek, geek é o do estudo, nerd é tipo, gosta dessas cenas tipo lotr, banda desenhada, legends of zelda, e etc pq é bem vasto, até informática e gaming :)
      Ps: não tô a chamar ninguém aqui de nerd porque pode se ser fã de algo sem se ser nerd, e além disso nerd não é obrigatoriamente negativo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. lindsay, acho que vc confundiu nerd com geek, há uma grande diferença entre os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim.. Geeks são nerds que tem medo de se assumir por palavras de outros.

      Excluir
  4. Vc tem uma fonte para frases e palavras em draconiano? Se tiver ira me ajudar mto obg

    ResponderExcluir
  5. Caro,

    Acredito que este aqui seja o site "Ardalambion" que procura: http://folk.uib.no/hnohf/
    E aqui o curso (em inglês) dentro deste site para a língua "Quenya": http://folk.uib.no/hnohf/qcourse.htm

    Base "Tolkien".

    Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  6. caralho achei um irmao perdido em 2020 kkkk

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada estou tentando aprende essa merda de língua mais tá difícil vc está sendo minha salvação ♥️

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe de um appq fala o som da letra elfica com o nome?nerd assumido falando!🖖

    ResponderExcluir