quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Violência travestida faz seu trottoir

Não, este post não é sobre violência, travestis ou o rebolado das garotas de programa esperando seus clientes (trottoir). Esse título foi escolhido simplesmente porque acho essa frase legal. Este post fala de palavras.
           
            “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. [...]”

            Palavras, apenas palavras pequenas. Palavras, momentos.

            Muitos momentos marcantes na minha vida foram possíveis e definidos por palavras, como quando chorei ao ver as que relatavam a morte de Marley (o cão), ou as que me tocaram ao declarar o óbito dos Hubermann, Tonks, Grenouille, Krystal, Mariam, Cinna, Alaska e o menino do pijama listrado. Sem contar a tentativa frustrada de Veronika.
            Veronika decidiu que queria morrer, mas não obteve sucesso. Os Hubermann só queriam viver, mas foram ceifados pela mesma arma que explodiu milhares, arma esta que não tem 1% do poder de destruição que possui o assunto principal do nosso tema de hoje. As palavras alegram, confortam, distraem, consomem, persuadem, atraem, seduzem, induzem, destroçam, salvam, demonstram, enganam, machucam, explicitam e matam.
Sim, matam. 

Foram as palavras de Alexandre, O Grande, ensinadas por Aristóteles, que induziram seus soldados a esquecer suas famílias e irem em direção às Índias, conquistando-a. Foi o poder de persuasão e o dom da oratória que levou milhares de judeus à câmaras de gás. Foram os discursos de Churchill que convenceram a população a guerrear durante a 2ª Guerra Mundial.
As palavras tem importância. 


P.S: Os personagens citados foram retirados dos livros Marley e eu, A menina que roubava livros, Harry Potter, O perfume, Morte súbita, A cidade do sol, Jogos vorazes, Quem é você, Alaska?, e Veronika decide morrer, respectivamente.

P.P.S: Este post não foi feio por Gio, Jon ou Rod, e sim Yuri, um escritor convidado mais que especial do blog. Gaúcho de 16 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio e pretende ser arquiteto formado pela UFSM. Não odeia matemática. Tem entre suas paixões Harry Potter, Engenheiros do Hawaii e Legião Urbana, e seu maior hobbie é ler. Seu skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/983842.


P.P.P.S: O título deste post é também de uma música da banda Engenheiros do Hawaii, e de lá foi tirado.  

P.P.P.P.S: A ave bica. 


~Yuri

2 comentários :

  1. Hhehehehe

    Está de parabéns pelo post.
    Gostei muito.

    E a frase os seres humanos me assombram é em verdadeira.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Demorei muito pra me interessar por A menina que roubava livros, mas foi paixão instantânea a partir da página 100, tanto por Liesel quanto pela Morte.

      ~Yuri

      Excluir