sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que a TV não mostra - Harry Potter #1

   Tchulma, eu tinha outros planos para o post de hoje, mas infelizmente a minha internet não está colaborando para carregar as imagens, então vamos com o que tem, não é?
   Debatendo comigo mesma sobre o que escrever, percebi que não possuo cultura o suficiente para criar algo criativo sem imagens ou qualquer tipo de pesquisa, por isso escreverei sobre algo que realmente entendo: Harry Potter (cultura inútil rules).
   Mês passado assisti com o Rodrigo uma palestra sobre as diferenças entre os filmes e os livros apresentada por uma moça legal pacas chamada Shellida Duarte e, em grande parte, concordei com as cenas que ela mencionou. Por mais que seja compreensível a necessidade de cortes, existem cenas que realmente sonhamos em ver e personagens que nos apaixonamos (e por favor, não estou falando apenas do Pirraça); irei então dizer uma ou duas cenas de cada livro que eu realmente me decepcionei, e aproveitando a deixa, minhas citações favoritas :3 Dividirei o post em dois para não ficar grande demais, logo postarei sobre os outros filmes.

Sim, a Tonks. Porque ela é a Tonks. Foda-se em qual filme ela aparece.

Harry Potter e a Pedra Filosofal
"Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn"



   Existem alguns personagens que aparecem nos livros mas são apenas mencionados nas adaptações, como é o caso de Carlinhos Weasley, que teve participação razoável na saga e o máximo que podemos ver dele nos filmes é a foto da família no Egito (na qual é bem difícil deduzir qual é ele e qual é o Gui). Nesse em especial, Carlinhos é o responsável por levar Norberto(a)-filhote-de-Hagrid para a Romênia, com a ajuda de alguns amigos. Eles descem com vassouras na Torre de Astronomia após às 00h e lá se encontram com Harry e Hermione, que depois são pegos fora da cama por Malfoy e etc, mas a parte importante para mim é a aparição de Carlinhos, que eu adoro (por favor, um ruivo de cabelos baixos que controla dragões enfurecidos, como não amar?).
   E, mesmo o Carlinhos sendo o personagem de que sinto falta, minha cena favorita dentre todos os livros (e cortada) é na qual Harry pergunta ao Dumbledore o que ele vê no Espelho de Ojesed, e ele lhe responde "Eu, Harry? Eu me vejo segurando um par de grossas meias de lã. (...) Meias nunca são suficientes, mais um natal veio e se passou e as pessoas insistem em me dar livros...". E agora um último anúncio: "Pateta! Chorão! Desbocado! Beliscão! Obrigado."


Harry Potter e a Câmara Secreta


   Esse foi o livro que menos li (por ter sido o último que comprei) e não me lembro tão bem dele, porém uma das cenas cortadas inesquecíveis (e uma que eu pagaria caro pra ver) é o dia dos namorados organizado pelo professor Lockhart. Ele tem a brilhante ideia de pagar um anão para se vestir de Cupido e entregar cartões musicais cantados em público pelo próprio anão. Epicamente, Gina manda um para Harry:

Teus olhos são verdes como sapinhos cozidos,
Teus cabelos, negros como um quadro de aula.
Queria que tu fosses meu, garoto divino,
Herói que venceu o malvado Lorde das Trevas.

Épico.
   Outra cena que seria realmente interessante de se ver é o 500° Aniversário de morte de Sir Nicolas de Mimsy-Porpington/ Nick-Quase-Sem-Cabeça, sua recusa na Caça-dos-Sem-Cabeça por Sir Patrício e a orquestra de cerrotes musicais com um buffet de comidas podres.
"Hogwarts sempre estará para aqueles que à ela recorrerem."

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

   Já foi meu filme favorito, mas depois de ler o livro, desapeguei um pouco (vejam bem, amo cada Harry Potter, mas... ). Acredito que nesse filme haja duas cenas que eu gostaria de ver; uma por ser muito necessária (até hoje não entendo porque tirá-la) e outra porque acho meiga, mas entendo que de nada servia alí. Primeiramente, os presentes de aniversário de Harry; no meio da noite, ele recebe 4 corujas, sendo uma com a carta anual de Hogwarts e três com presentes de aniversário: Mione lhe dá um estojo de manutenção de vassouras, Rony lhe dá um bisbilhóscopo (que parece um pião, mas na verdade nunca consegui imaginá-lo direito - ele apita quando detecta atividade suspeita) e Hagrid lhe dá O Livro Monstruoso dos Monstros. Por mais inútil que seja essa cena e todas as outras de aniversário do trio, eu gosto delas, mostram mais sobre a amizade deles e como se relacionam.
   Já uma cena que realmente não deveria ter sido cortada, pra melhor entendimento da história, é a explicação da vida dos Marotos, que Sirius e Lupin dão aos meninos n'A Casa dos Gritos; eu particularmente odeio aquela cena no filme, aquele jeito aloprado do Sirius em vez do ar pesaroso que ele mostra no livro quando Harry o acusa de ter matado seus pais e ele lhe responde "Não nego que matei, mas se você soubesse a história completa...". Vamos então à importantes fatos que pessoas que não leram esse livro perderam. Fato 1: A Casa dos Gritos chama Casa dos Gritos porque os moradores de Hogsmeade ouviam gritos lá (dãã) e achavam ser fantasmas enlouquecidos ou algo assim, quando na verdade eram os gritos de Lupin na lua cheia; tanto a casa quanto o Salgueiro Lutador foram lá postos para que Remo pudesse estudar em Hogwarts sem ferir ninguem (ideia de Dumbledore). Fato 2: diferentemente do filme, em que o Snape usa um feitiço qualquer, o Salgueiro se imobiliza quando um nó nas suas raízes é pressionado. Fato 3: Tiago, Sirius e Pedro viraram animagos no 5° ano (precisaram de 3 anos para isso) para poder ajudar Remo com as transformações em lobisomem. Fato 4: Snape odeia Tiago pelo bullying e por ele ter consquistado Lilian, disso todos sabem, mas ele odeia Sirius não apenas por ser amigo de Tiago, mas por quase tê-lo matado, ensinando-o a entrar na casa dos gritos, na qual ele se depararia com Lupin transformado em lobisomem; Tiago se transformou em cervo e o arrancou de lá antes que algo acontecesse, e Dumbledore proibiu Severo de contar à qualquer um que fosse.
   Fora isso, é nesse livro que a Grifinória ganha a Taça de Quadribol pela primeira vez com Harry como apanhador e no último ano de Olivio Wood na escola.
   Agora uma última coisa que se tu viu os filmes com atenção o suficiente para se questionar sobre isso, mas não leu os livros, pode agora descobrir: Harry não podia ir à Hogsmeade no 3° ano pq seus tios recusaram-se a assinar sua autorização após ele inflar a Tia Guida; no fim do livro, Sirius envia à Harry a autorização, na condição de padrinho, e por isso Harry tem a permissão nos anos que se seguem.


P.S.: Qualquer erro, me desculpo desde já, há tempos não leio Harry Potter (tipo assim, desde que comecei a ler As Crônicas de Gelo e Fogo) e, especificamente, não tenho o 1° para consultar porque tive a genial ideia de dá-lo à um amigo (alguém arranque meu coração, por favor) e não pretendo tirar a minha edição especial do plástico nessa vida. 

~Gio

Nenhum comentário :

Postar um comentário