sábado, 17 de maio de 2014

Um Estudo Detalhado e Totalmente Inútil - #Mortes de Harry Potter

   Exatamente isso que foi lido no título legível, esse post é o primeiro de uma série (ou não, depende da minha capacidade de pensar em outro tema ou dos meninos escolherem um pra mim) que busca levar até vocês análises inúteis sobre cultura também inútil e que provavelmente nada mudará em suas vidas.





   Apesar da nova moda Game of Thrones de personagens morrerem aos montes, normalmente os potterheads não aceitam tão bem as mortes em sua saga quanto os fãs de Got; Valar Morghulis não serve pra tudo, gentem, e venho por meio deste post tentar mostrar a quem quer que leia o que cada morte de um personagem legal representa em Harry Potter, e porque acredito que nossa rainha quis matá-los. Enjoy


Lilá Brown


   Tá, a Lilá é uma chatinha, e tá, pouca gente se importa com a morte dela, mas ela tem significado: é a morte da inocência, a morte da adolescência do trio. Quando Lilá morre, leva consigo o passado normal de Rony e todas as características de uma adolescente sonhadora. Ao ficar pra lutar, ela mostra toda a coragem que não percebíamos nela, e como ela foi capaz de amadurecer. Sua morte mostra muito bem os sonhos perdidos e os bons momentos com problemas simples na vida de um bruxinho, que não levam à destruição da escola ou massacre do mundo trouxa.

Bellatrix Lestrange


    A morte da Bella significa claramente sem mais Helena Bonham Carter em Harry Potter a total queda de Voldemort e dos Comensais. Tanto faz se Mulciber morreu, se Dolohov tá no bico do corvo ou se Rodolfo Lestrange chegou a existir (nunca li a presença dele), tanto nós quanto Voldy percebemos que a luta estava perdida pras trevas quando a Bella caiu. Ela representava tudo que Voldemort amava e tinha muito dele, de forma louca e exagerada. Sua serva mais fiel. Beijinho no ombro pro Bartolomeu Júnior.

Alvo Dumbledore

Se ficar olhando diretamente pro meio do gif, parece q ele vai mais rápido ou é só comigo?
   Obviamente a morte do Dumby significa o fim do estilo. E também, de toda a proteção, e não só do Harry, de todos os bruxinhos do bem. Com o Dumbledore, podemos aprender que não devemos, como ele próprio diz, depositar toda a sua confiança em uma unica pessoa, e isso faz parte. Achar que um unico homem é um escudo pra todo o mal e que ele nunca pereceria é pura ingenuidade, e isso tinha que acabar, o próprio Dumbledore sabia disso.

Fred Weasley



    Ok, a morte do Fred é uma das mais tristes na opinião geral, e é difícil explica-la, mesmo, por ser tão tocante. A família Weasley era completa, feliz e legal, todos perderam pessoas da primeira vez, no final dessa guerra era óbvio que eles também perderiam. Então ok, sabíamos da enorme possibilidade de um Weasley ser morto, assumo que apostava no Arthur ou no Gui (por conta do casamento), e a ideia de ser um dos gêmeos me apavorava porque acho que sabia que seria a maneira mais trágica que a Rainha encontraria de 'quebrar' o ambiente familiar dos Weasley's seria matando o Fred ou o Jorge. Quando Jorge perdeu a orelha, eu sinceramente achei que pararíamos por aí, e outro irmão morreria (talvez Carlinhos, por aparecer menos na história, o que acabaria por ser triste apenas para a familia, e não para os leitores), mas a Jo realmente gosta de pisar em nossos corações e de mostrar, por mais que com poucas mortes, como a realidade é dura e quem você ama que vai morrer, e não o figurante.

Sirius Black


    A morte de Sirius foi uma das mais significativas de toda a saga, pois com ele se encerra toda a "família" que Harry poderia amar e que era realmente dele, a esperança de um lar, o melhor amigo de seus pais e alguém de quem Harry era a prioridade, e não por ter esperança nele, e sim por amá-lo como filho e amigo. É tipo "dane-se, Harry, você não terá uma família convencional, por mais que tente, mendigue os parentes do Rony e adentre esse família no futuro".

Lilian e Tiago Potter

   Por quê? Porque se eles estivessem vivos, não teria história.

Severo Snape


   A personagem Snape, por si só, é uma chuva de significados e lições de vida, sobre como não devemos ser egoístas no amor (parem de pagar de love Snape e dizer que ele ficou na friendzone por causa só da Lilian, quando eles eram adolescentes e ela pediu para ele não virar comensal da morte, ele não abdicou daquela vida por ela, então não desmereçamos o esforço dele quando adulto, mas sem mimimi que a culpa é dela porque não é), de como pequenas cagadas que fazemos na vida podem fazer com que o resto dela seja infeliz e de como o passado pode nos perseguir em dois tempos de aula semanais seguidos. Sua morte foi prevista e necessária pro contexto, só isso mesmo.

Dobby


    A morte do Dobby foi uma das mais tristes, com certeza, e também uma das mais difíceis de conseguir encontrar um motivo plausível, mas provavelmente foi só porque doi mesmo, pura tragédia, morte do personagem que todo mundo ama, Adeus olhos, secando as lágrimas, morte da liberdade, esperança e meias.

Rabicho


    Um tapa na sua cara pessoa que nunca leu o livro e não sabia que ele morria, eu sei. Explicando primeiro a morte dele: na cena da escada da masmorra dos Malfoy's, Rabicho não passa papel de mané ridiculo, Harry tenta fugir e ele o segura com sua mão mágica, apertando seu pescoço, então Harry diz "Você vai me matar? Eu salvei sua vida", ele afrouxa e a mão vai pro seu próprio pescoço e o mata, pelo sinal de misericórdia que ele demonstrou. Até aí oks, mas falando sobre sua morte: 1° Todos os marotos morrem. Isso não é coincidência, eles iam morrer mesmo, marcando o fim da geração e de toda a felicidade, tragédia e traição que o grupo marcava. Depois, para mostrar que o medo e a covardia podem fazer você viver mais sim, mas uma vida podre e triste, com um final igualmente podre.

Remo Lupin


    Como eu disse, todos os marotos morreriam até o final da história. Ok. Lupin teve duas épocas realmente felizes na vida, creio eu: durante o colégio, com os amigos, e enquanto Tonks estava nos últimos meses de gravidez e após o nascimento de Ted, quando ele descobriu que o garoto não havia herdado a licantropia do pai, e ainda era metamorfomago como a mãe. Esse deve ter sido o ápice da vida dele, e sim, foi uma das mortes mais tristes, porque ele finalmente havia alcançado a felicidade,mas como diria Ryan em Cidade dos Anjos, é melhor ter tido a felicidade uma vez do que nunca tê-la.

Nymphadora Tonks



   Dois gifs ainda são tão pouco, mas não posso encher muito, porque seria favoritismo além do normal. Ou posso né, o blog também é meu.


    Adoro poder.
    A Tonks, como vocês podem perceber, é minha personagem favorita, e é bem complicado explicar a morte dela porque na verdade é uma das mortes que eu não consigo aceitar. Nem vou tentar convencer vocês de que ela foi necessária, mas ainda assim direi os motivos pelos quais eu acredito que ela ocorreu. Ao matar ambos os pais de Ted, a Jo criou um personagem com a mesma essência do Harry, mas que teria uma vida totalmente diferente, e teria do seu lado as mesmas pessoas que o Harry, também se integrando na família Weasley pela Victoire (uma bisneta de Veela com um metamoformago filho de um licantropo. E foda-se, os filhos deles serão LINDOS). A Tonks era a mulher forte e atrapalhada na qual as pessoas acabavam por não colocar tanta confiança, mas ela nunca decepcionava e todos gostam dela. Matá-la foi trágico, e mais uma vez a Jo mostrando que a vida vai levar sempre as melhores pessoas, mesmo que seja a melhor figurante (que no livros tem mais importancia, por favor, leiam). Ou seja, ate se for pra matar um figurante, não será um figurante fdp, será a melhor. Chega, já to revoltada com a morte dela de novo. Tonks, você está viva pra mim, e eu terei uma gata com o seu nome.



Porque eu realmente posso.


Por hoje é só, pessoal
~Gio

P.S.: Dear friend
Nós adm's do Th3 Perks estamos muito ocupados ou em um caso feminino especifico, depressiva demais por causa do vestibular, por isso esse tempo tão grande entre os posts, mas vamos procurar voltar ao ritmo anterior, aos poucos. E se não for possível, ficarão com posts meus de tempos em tempos e os do Rod e do Jon ano que vem, quando eles estiverem em suas respectivas faculdades. 

Porque eu posso meeeeeeeeeeeesmo.

3 comentários :

  1. Ai, lembrar que eu amo/sou alguns desses personagens quebra meu coraçãozinho T.T Muitas mortes foram injustas, tia Row (?) deve estar rindo às nossas custas até hoje -sqn
    Adorei o post, Gio! Como sempre muito bem escrito e divertido. Você é o alívio cômico que tenho a honra de ter quase todos os dias, mas sem que isso perca a seriedade. E é essa mistura improvável que me faz te admirar demais <3

    O Perks tem sorte de ter você no time!

    Abraço!

    ResponderExcluir