sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Um Guia Detalhadamente Detalhado de X-Men #1

Primeiramente, gostaria de falar que X-Men foi o meu grupo de super-heróis favoritos desde a minha infância, se bem que, pra quem não lia hqs, os únicos grupos de super-heróis conhecidos eram a Liga da Justiça e os X-Men, como eu não gostava do Superman, preferia o grupo dos mutantes. Meu primeiro contato, obviamente, foi com o primeiro filme em 2000 dirigido pelo Bryan Singer (assim como todos os outros), e logo no começo comecei a nutrir uma pequena paixão pela Jean (Famke Janssen <3) e pelo Scott. Depois que eu cresci e agora sou mulher, tive vontade de ler as histórias em quadrinhos do grupo e levei um susto muito grande: é muito confuso! Tem milhões de equipes, sagas, mortes e gente voltando dos mortos, portanto resolvi fazer um guia pra quem tá querendo começar a ler entender um pouco mais.


Antes de tudo, você deve ter em mente que X-Men pertence a editora Marvel Comics, e não DC Comics. No Brasil, ela foi publicada pela Panini Comics. Além disso, você também deve ter em mente que o correto é X-MEEEEEEEn, e não X-Man. Pode parecer babaquice, mas eu não sabia disso até entender a diferença de Men (plural) e Man (singular) e ficava confundindo toda hora, depois que entendi a tradução, fez todo o sentido "Os Homens de X(avier)".



A primeira HQ publicada foi em 1963 com o titulo Uncanny X-Men, logo de cara ela apresenta os primeiros alunos do Instituto Xavier: Anjo, Homem de Gelo (que curiosamente é tipo um boneco de neve), Fera (que ainda não é peludão e azul) e Ciclope, além do Professor Xavier, claro.
Após Charles testar as habilidades que os seus alunos trainavam já havia certo tempo, ele revela que uma nova aluna está prestes a chegar: Jean Grey (!!!!!). Jean chega toda top toda modelo e mostra seu poder de telecinese, recebendo o codinome de Garota Marvel.
Aí acontece umas treta lá, o Magneto aparece todo fodão, mas acaba tendo que fugir porque os X-Men, em sua primeira batalha em grupo, conseguem "derrotar" ele.
Magneto é um cara que aparece em 10 de cada 20 histórias dos X-Men praticamente, você chega até a ter dó dele, de tantas vezes que os planos dele fracassam, mesmo montando equipes como A Irmandade dos Mutantes na edição #4, apresentando Groxo, Mestre Mental e os irmãos Wanda (Feiticeira Escarlate) e Mercúrio, fazendo papéis de vilões primeiramente.



Como eu disse, nas primeira edições, o Bobby, ou Homem de Gelo, se transformava em uma espécie de boneco de neve, até que, na edição #7, Scott dá uma dica para ele endurecer a sua armadura de gelo, tornando-a mais resistente.
Mais tarde, na edição #9, Os Vingadores aparecem pela primeira vez na revista em sua formação original: Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Homem Formiga e Vespa (pois é, não tem Hulk e Viúva Negra).



Nas próximas revistas a base fica a mesma: aparece um vilão mutante, alguns novos aliados, e eles vencem. Até 1975, quando Xavier envia os X-Men para uma missão em uma ilha chamada Krakoa e a equipe misteriosamente desaparecesse.
Diante disso, na edição gigante de 64 página (Giant-Size X-Men), o Professor recruta uma nova equipe de mutantes para o resgate da antiga, formada por Tempestade, Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante, Wolverine, Banshee e Solaris, sendo que os dois últimos já apareceram em edições anteriores da revista, e o Wolv foi, originalmente, criado para a revista do Incrível Hulk.
Liderados pelo Ciclope, eles conseguem resgatar os antigos mutantes, deter a ameaça da ilha (não vou contar qual é) e voltam para a casa, porém, agora sendo uma equipe de 13.
A partir daí (edição 94), Fera, Homem de Gelo, Anjo e Jean acabam dando uma afastada da revista para dar mais espaço para os novos, tendo aparições ocasionais e voltando para sagas importantes como a da Fênix.


Você pode comprar, no formato digital, a primeira edição no próprio site da Marvel, porém em inglês. Eu não faço ideia onde compra essas hqs em português, seja no formato digital ou físico. Portanto, vou colocar o link de uma pasta do 4Shared criada pelo site Os Impossíveis, na qual estão todas as edições de Uncanny X-Men em pdf para baixar: clique aqui.



Na próxima edição: a incrível Saga Fênix: será o fim da humanidade? Jean Grey vai realmente morrer pela primeira vez dentre as mil e uma vezes que ela morre? Ciclope vai ficar na bad? Tudo isso você confere em: Um Guia Detalhadamente Detalhado de X-Men #2.


até logo galerinha mutante
~rod

Um comentário :

  1. Me ganhou no "Famke Janssen <3"

    Tava botando em dia a leitura do blog. Cada vez mais 10/10.
    Bjs.
    Amo vocês.
    Lindos.

    ResponderExcluir