sábado, 22 de março de 2014

Wake Up, tem um coelho sinistro atrás de você


   Wake up.
   Ou pode ler deitado.


   Esse é um post sobre Donnie Darko, o filme de 2001 com o Jimmy bolha em um filme diferente, a Drew Barrymore como professora e o coelho mais sinistro que eu já vi em toda a minha vida.
   O post contém spoilers. Todos os spoilers possíveis. Leia se já tiver visto o filme ou se nunca verá.

   "O Donnie Darko morre no final. Pra quem se atreveu a ler até aqui." (piada de Nerdcast 311 - Decifrando Donnie Darko. Ou não.). É, exatamente por causa desse Nerdcast que eu resolvi fazer o post, que eu ouvi enquanto estava um pouco ocupada, por isso ainda não juntei todas as informações lá adquiridas com minhas opiniões pessoais, nem mesmo elas sozinhas, então não tenho nem ideia de como vai ficar esse post.
   Donnie Darko é um rapaz esquizofrênico com nome de super herói feel like Stan Lee que uma certa noite, por ser sonâmbulo, sai da cama e vai parar em um campo de golfe. O coelho Frank que o acorda, e lhe diz que o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 48 minutos e 6 segundos. Donnie acorda com esses números riscados no braço e quando volta pra sua casa, há uma turbina onde deveria estar o seu quarto, que caiu de um avião não identificado, destruindo metade da casa. Donnie segue com sua vida, nos ultimos 28 dias do mundo. Ele conhece então Gretchen (que se torna sua namorada), inunda a escola e coloca fogo na casa de um guru que sua professora-que-não-é-a-Drew-e-que-tentou-fazer-a-Drew-ser-demitida admirava e seguia as ideologias.
   Outro personagem importante na história é a Vovó morte (minima ideia do nome daquela tia), que é uma senhora pancada que fica atravessando a rua de sua casa (que é assustadoramente movimentada pra uma estradinha de terra que não dá em lugar nenhum) até a caixa de correio várias vezes ao dia, claramente esperando uma carta. A tal senhorinha também escreveu o livro A Filosofia das Viagens no Tempo, que dita as regras do universo do filme.
   Os atos de vandalismo citados mais em cima no post foram guiados pelo coelho gigante Frank, que induz Donnie; mais adiante no filme, ele vê saindo de seu peito um sei-lá-o-que parecido com uma geleca transparente que lhe mostra as intenções das pessoas (ou o que elas com certeza farão, se tendermos pro determinismo), a dele adquire formato de mão e o ''chama'' até o andar de cima, onde ele encontra e guarda consigo a arma de seu pai.
   Donnie vai ao cinema com Gretchen, que acaba dormindo na sessão. Frank surge então do seu lado e conversa com ele. Donnie lhe pergunta porque ele ainda permanece com a fantasia ridicula de coelho, então ele tira a mascara, sob a qual possui uma ferida exposta em um dos olhos (E MESMO SABENDO QUE É UM HUMANO, EU TENHO MEDO DELE, EU JÁ ESTOU IMAGINANDO ELE ATRÁS DE MIM ENQUANTO DIGITO ISSO, ADEUX). Frank o induz daí a queimar a casa do tio guru. Depois do incêndio descobre-se que o homem era pedófilo e na sua casa havia um quarto pervertido escondido com fotos de crianças e etc. Graças à esse acontecimento, a professora chata citada mais acima que queria demitir a Drew opta por não levar as garotas da escola para uma apresentação de dança em outra cidade (a irmã de Donnie participa do grupo) para poder ficar na cidade e defender seu idolo pedófilo no tribunal. Esta pede então para que a mãe de Donnie vá. Ela relutantemente aceita.
   Enquanto a mãe viaja, Donnie vai a uma festa a fantasia junto com Gretchen, que acaba sendo atropelada em frente a casa da Vovó morte pelo sr motorista coelho gigante assustador Frank. Ao ver a namorada morta, Donnie atira (com a arma adquirida graças à mão de geleca) no olho do rapaz com fantasia sinistra.
   Ok, o filme ainda não acabou, mas os 28 dias sim. Vamos processar tudo. Frank, a visão sinistra que bota medo em criancinhas e adm's de blogs que obrigava Donnie a fazer coisas era um rapaz que seria morto pelo mesmo no futuro. O guru era um pedófilo e por isso a mãe de Donnie foi com a sua irmã pra uma viagem. Graças a essa mesma viagem, Gretchen morreu (porque a ausência da mãe que permitiu a festa). Donnie tinha 28 dias antes de seu mundo "acabar".
   Depois da morte de Gretchen e Frank, vemos o avião em que a mãe a irmã de Donnie estavam perder a sua turbina. Objeto esse que cai num portal do tempo locão que surge no céu. Ou seja, a turbina não identificada do começo veio do futuro, e o Donnie é seu receptor.
   Por fim, voltamos no tempo (é) e nosso mocinho esquizofrênico permanece na cama, com um sorriso satisfeito e meio psicótico no rosto, enquanto uma turbina vinda do futuro o mata.
   Podemos deduzir então que, assim como em De Volta Para o Futuro II (porque eu quis mencionar), Donnie desencadeia, em seja lá qual das situações, um universo tangente ao que deveria ser correto. Ao viver, ele causou mortes desnecessárias, mas teve tempo de conseguir, com Gretchen, um pouco da felicidade com que sonhou. Ao morrer, evitou a morte de sua namorada, sua mãe e do Frank (morre, deabo). Uma morte que eu não sei se acabou por acontecer é a de sua irmã, pois ela estaria no avião mesmo sem a mãe, mas acho que por ter uma morte recente na familia, ela deve ter ficado em casa ao invés de partir para um concurso de dança. Ficando vivo, Donnie perderia tudo a que havia se apegado e acabaria por ser ainda mais triste que antes (e provavelmente seria preso).
    O que dá pra entender desse filme? Bulhufas, mas deduzo eu que ele tenta expressar que nossas existências são determinadas, que mudanças podem dar muito errado e/ou nos possibilitar a oportunidade de sermos felizes, mesmo que por pouco tempo; ou que morrer é preferível a perder tudo que se ama em vida; ou que filmes com baixo orçamento também podem me botar muito medo irracional. Ou qualquer merda que na verdade nem os produtores entenderam, e é só mais um daqueles filmes que só servem pra nos deixar confusos. Ah, que seja, vejam Donnie Darko e fiquem com a voz do Frank dizendo "Wake Up" na cabeça.

Porra, Frank.


~Gio

Adendo do Jon: eu não concordo que esse filme seja "qualquer merda que na verdade nem os produtores entenderam, e é só mais um daqueles filmes que só servem pra nos deixar confusos" e amo ele. É foda mesmo com orçamento baixo e o Donnie é mais do que o Jimmy bolha sem a bolha. DONNIE DARKO É UM FILME FODA E DÁ PRA ENTENDER TUDO NELE. E O NOME DA VOVÓ MORTE É ROBERTA SPARROW. Beijo pra fã, desculpem abstinência de posts.

2 comentários :

  1. Ótimo seu post, mas acho que não quero imaginar ele atras de mim.kkkkkkkkkkkkkk

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem comece a imaginar, ou ele pode te perseguir pra sempre sahusahushusha
      estou plenamente apaixonada pela layout do teu blog, é simplesmente perfeita! Obrigada por comentar aqui \o

      ~Gio

      Excluir